Mediador: A profissão do futuro
terça, 18 de maio de 2021
A atuação desse profissional agiliza processos e auxilia empresas nas resoluções de conflitos.
A profissão de mediador de conflitos vem crescendo exponencialmente e já é vista como uma das profissões mais promissoras nos próximos anos. O mediador tem como papel fazer com que as partes estabeleçam a comunicação e resolvam as questões de maneira rápida, eficiente e econômica. Além disso, ele garante a confidencialidade, ética e integridade nos processos.
Nas relações sociais e empresariais podem ocorrer diversos conflitos, sejam por problemas de comunicação efetiva ou por inadimplência. Quando não resolvidos de forma adequada, podem levar a um processo judicial ou reclamação pública em redes sociais ou plataformas específicas para esse fim, aumentando o desgaste entre os envolvidos, podendo, inclusive, afetar negativamente a imagem e reputação da empresa e dos envolvidos.
Contudo, este cenário pode ser extremamente positivo e trazer avaliações, também, positivas quando a situação é efetivamente resolvida pelas partes. Basta que os próprios envolvidos resolvam o caso, atendendo de forma eficiente a situação.
A coordenadora do Instituto de Mediação e Arbitragem da Faciap (ImaFaciap), Caroline Taborda Dallegrave, destaca que no contexto atual, no qual o país e o mundo passam por crise econômica decorrente da pandemia do Covid-19, houve muitas mudanças na vida das pessoas e isso potencializa a ocorrência de conflitos, seja por problemas de comunicação, decorrente do desgaste emocional, seja por problemas financeiros, evidenciando a necessidade de um profissional de Mediação para auxiliar nesses relacionamentos.
Para atuar como mediador extrajudicial, basta que a pessoa tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de qualquer formação profissional.
Melhoria na imagem empresarial
“Quanto mais tivermos nessa zona cinzenta de conflitos, maior é a importância do mediador. Essa cultura da mediação acaba sendo muito melhor para a imagem da empresa, auxiliando-as nas adversidades que eventualmente ocorrem, inclusive negociando entre as partes e fazendo com que uma entenda o lado da outra”, completa Caroline.
Curso de Mediador Extrajudicial
E, para aperfeiçoamento da profissão, a Faciap irá promover o Curso de “Mediador Extrajudicial”, a partir de 25 de maio, terças e quintas-feiras das 19h às 21h30 e sábados das 14h às 17h30. Para seu lançamento, o ImaFaciap fará um workshop sobre o tema e as possibilidades de atuação do mediador no âmbito empresarial, no dia 18 de maio, das 8h30 às 10h30.
Para fazer a inscrição no curso basta clicar aqui. Dúvidas, entre em contato com o ImaFaciap (41) 3307-7009.
Galeria de Fotos